quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Papel de parede, adesivo vinílico ou tecido?

Na hora de revestir as paredes de uma forma mais barata e prática essa dúvida pode surgir: Usar papel de parede, adesivo vinílico ou tecido? Todos eles são capazes de transformar o ambiente, mas tem as suas diferenças. Vamos descobrir quais são?

Parede com estampa xadrez(Imagem: sandbergab)

PAPEL DE PAREDE
Há alguns anos o papel de parede deixou de ser revestimento apenas para áreas secas. Atualmente, pode ser aplicado inclusive em banheiros! Isso porque não existe mais somente um tipo de papel. Papel vinilizado, acetinado e TNT são alguns dos tipos e cada um cumpre uma função diferente. As principais vantagens do papel de parede são as diferentes texturas que existem e as várias opções de estampas e cores. O preço nem sempre compensa, tudo vai depender da loja, do tipo e da marca do papel. É vendido em rolos e sua aplicação não necessita necessariamente de um profissional, mesmo que não seja tão simples quanto parece.

ADESIVO VINÍLICO
Entre tecido e papel de parede, o adesivo vinílico é o mais em conta $. Um ponto interessante sobre ele é que você pode criar a arte quiser (ou encomendar com um designer gráfico) e mandar produzir direto em uma gráfica! Além disso, algumas lojas tem estampas que imitam azulejo e tem um tipo que funciona como quadro de escrever e apagar. É também mais prático de aplicar sem a ajuda de um profissional. Os contras de usar o adesivo vinílico é que boa parte das estampas no mercado que imitam pedra e madeira não tem um aspecto muito bonito e real quando vistas pessoalmente, então é preciso ter cuidado na escolha para não querer o mais barato e acabar pagando caro com o resultado. Considero mais indicado para reformar móveis.

TECIDO
Já existem tecidos próprios para utilizar na parede (chamados de tecidos decorativos). Isso não impede que se use outros tecidos, mas o decorativo já vem ipermeabilizado e pronto para receber manutenção. O mais indicado é o algodão. Ele costuma ser mais caro que o adesivo vinílico e mais barato que o papel de parede. Deve ser aplicado por um profissional, caso você não esteja acostumado com trabalhos manuais pois exige muita paciência para que fique bem acabado, mas assim como o papel de parede, ele também pode ser aplicado por conta própria. No mercado já existem tecidos adesivos, mas custa bem mais do que o tecido sem cola.
Abaixo, alguns exemplos de como esses materiais podem ser utilizados:

Na parede inteira… 
Casa cor Brasília 2012

No teto…
Casa cor Brasília 2012

Em meia parede… 
Quarto com meia parede estampada(Imagem: Casa Abril)

Com arte exclusiva…
Projeto de Thyeme Figueiredo, Heiki Adriana, Sidney Viegas, Hanna Correa e Alessandra Marques

Misturado com outros materiais… 
Casa cor Brasília 2012

Como cabeceira…

tecido na parede (Imagem: Mundo das tribos)

Para escrever e apagar…
diy com adesivo vinilico (Imagem: dcoração)

Este post foi escrito em parceria com a Artecor.
Espero que tenham gostado!
Thyeme-Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário