quarta-feira, 3 de julho de 2013

Workshop com o diretor de criação da Lumini

Ontem fui à um workshop com o diretor de criação da Lumini – o designer Fernando Prado. Ele falou de forma descontraída sobre iluminação e sobre a linha técnica e decorativa da loja.

Workshop com fernando prado

Visitar a loja para conhecer esses produtos vale muito à pena! Aqui no post vou destacar as minhas principais paixões lá da linha decorativa (a linha técnica deles também é muito boa!):

Vinte2: É a minha preferida. Tem pé palito em madeira freijó, cúpula de alumínio em diversas cores e além da opção de mesa tem a opção pendente ( cujo pendente é regulado através de uma bolinha no próprio fio).

vinte2 lumini pendente e de mesa

Led it be: O nome em si já conquista, lembra uma música dos Beatles: let it be. Como o nome sugere, ela utiliza a tecnologia led. Pode ser fixada tanto na parede quanto na cabeceira da cama e é exlente para leitura já que não esquenta (por causa do led) e seu facho de luz foi pensado para o uso no escuro, de forma a evitar incomodar a pessoa ao lado. A abertura do seu facho é inversamente proporcional a distância dela ao objeto: quanto mais próxima ao objeto menor é o seu facho e virse-versa.

led it be

Luna: É uma luminária semi-artesanal e foi inspirada nas fases da lua. Até virou um selo dos correios. Tem uma opção de piso e outra de teto, possui um anteparo orientável, que direciona e controla a intensidade da luz refletida.

luna inspiração na lua

Fool: Ela balança, mas não cai. Tipo João-bobo mesmo. Recentemente foi lançada na versão colorida. Ela foi projetada com uma cúpula bem leve (em feltro) e uma base mais pesada (em aço e aço inox). Pra quem prefere ela fixa, foi criado um acessório que a mantém fixa em pé ou fixa deitada. Além disso, tem dimmer sensível ao toque. Também tem a opção mini-fool.

rascunho da fool lumini  130612_destaque-luzeforma  palestra02.png Não estou fazendo propaganda da lumini, só compartilhando com vocês o design deles porque tem um conceito realmente legal! Pra não prolongar muito o post, abaixo segue junto imagens e comentários de outras luminárias:

bauhaus 90piccolo

  theodora wish

bossa

Clicando nas imagens vocês serão redirecionados para um link com a descrição completa de cada uma e suas especificações técnicas. A bauhaus 90 tem uma trava mecânica que permite regular sua altura, tem luz direta e indireta e opção de piso e de mesa. A piccolo se destaca por existir em diversas cores. A theodora foi a primeira experiência da Lumini com vidros e ela é de fato uma luminária muito elegante. Já a wish, me ganhou porque foi feita para ocupar pouco espaço na mesa de cabeceira (observem como a base dela é fininha).

Na palestra, todos rimos quando ele falou da Bossa, porque ela tem várias opções de tamanho, que ganharam nomes como bossinha, super bossa, big bossa e mini bossa. O que é ótimo, porque você tem várias opções de uso para o mesmo design: pé direito alto e espaço grande, espaço grande e pé direito baixo, pé direito baixo e espaço pequeno e por aí vai. A ideia dela é não ser uma luminária parada, tanto que tem mobilidade para direcionar a luz em vários ângulos.

Algumas outras coisas foram mencionadas na palestra, como o cuidado que se deve ter ao especificar luminárias de led para banheiros (porque como se trata de um circuito eletrônico, nem todas resistem ao vapor. Falou-se também sobre a sustentabilidade com o uso do led em lojas e espaços comerciais, onde necessita-se de luz por longos períodos. O led emite pouco calor, dessa forma, o uso do ar-condicionado não precisa ser alto. Ainda não existem leds que substituem de forma efetiva as lâmpadas incandescentes, mas estamos chegando lá.

O que acham das minhas escolhidas?

Até o próximo post!

assinatura dos posts

Nenhum comentário:

Postar um comentário